O plim plim eterno?

Perdi meu pai para rede globo. Ele já não escuta o que minha fisionomia cansa de gritar no silêncio. Com a boca entre aberta absorve diariamente o padrão de qualidade. Fingi ser informado pelo jornal nacional e ainda briga comigo por não assistir. Final de semana senta novamente no sofá e degusta o prato do Faustão.

Desde cedo milhares de lares brasileiros são criados pela programação da rede globo.

A sociedade encontrou um conforto na telenovela brasileira. Sentados, os sonhadores esperam a visita do Luciano Huck para poder reformular suas casas. O objetivo se tornou parecer com a celebridade global. O assunto da semana é o BBB.

Ex BBB é recepcionado como heroi por garotas no shopping Center. Visita ao medico, dentista, advogado é sinônimo de incentivo a leitura da revista Caras. Onde global chora suas magoas e apresenta seus moveis importados.

É vai falar mal da rede globo pra você ver, vai escrever uma linha sequer da pureza da rainha dos baixinhos ou da boa intenção do Didi Moco. Eles tornaram propriedade nocional. É a historia mal escrita do Brasil.

Até quando seremos guiados pela rede globo?

Até quando terei que pedir licença para a programação do canal cinco para falar com meu pai?

O monólogo de Jose do Buraco

Talvez alguém saiba da onde eu vim. Onde nasci. Não lembro de nada. Às vezes me pego perguntando para mim mesmo. Será que eu tive um pai e uma mãe? Como deve ter sido minha infância. Minha recordação se resume a partir da noite que acordei perdido e descalço na avenida nove de julho ao meio de uma tempestade de janeiro.

Nos primeiros meses não tinha nome, amigos é teto para morar. Até vaga para dormir na rua era difícil de encontrar devido à super lotação. Meu nome surgiu de apelido dado por seu Ângelo, camelô antigo da rua São Bento. O proprio conseguiu um trabalho para mim.

Catador de objetos usados. Catava qualquer coisa que achava útil para vender no velho brechó da Conselheiro Crispiniano. Trabalho de segunda á segunda. Ganho pouco. No primeiro salário comprei madeiras para construir um barraco pra moradia. Consegui um lugar perto do córrego, ficava próximo ao terminal Parque Dom Pedro.

Da minha nova casa enxergo o metrô lotado toda manha. Agradeço a deus por não precisar pegar condução para poder trabalhar. Apesar da minha rotina semanal, sempre arranjo um tempo extra para entrar na catedral da sé. Gosto daquele ambiente porque ninguém lhe pedi pra sair ou te olha com julgamentos. Participo sempre quando posso das missas semanais. Lá dentro encontro outros moradores de rua, usando aquele espaço para dormir, ninguém os reprime.

Saio da igreja revigorado, tenho força de ficar o dia todo sem comer. O meu objetivo é conseguir ajuntar dinheiro, para contratar um detetive, igual aos do cinema é descobrir o meu passado.

Hoje completo um mês de trabalho.

Jornal da Verdade

4321 O jornal Brasil esta melhor no ar.

O ancora modelo ideal de profissional:

- Boa noite, ontem houve duas estréias. A primeira foi o aguardado décimo primeiro Big Brother Brasil que alavancou um alto índice de audiência. A outra ficou a cargo do menino Marcos residente da Vila Medeiros que cheirou cocaína pela primeira vez. Infelizmente a segunda estréia ficara na geladeira por tempo indeterminado pelo pouco índice de ibope registrado.

A ancora modelo ideal de profissional e mãe:

- Boa Noite. Dona Tereza, dona de casa não sabe onde seu filho esta, mais descobriu antes de todos os vizinhos com quem Helena vai ficar na Novela das oito. Mandamos a reportagem no local ocorrido. Veja a seguir nosso repórter descobrindo o paradeiro do menino.

Repórter brincalhão que faz todo problema parecer uma piada:

- Dona Tereza não se preocupe localizamos o seu garoto, ele não pode lhe avisar, mas estava na fila da casa do traficante naquele programa meu primeiro emprego. Perguntamos para ele o que estava esperando dessa nova empreitada de sua vida. Veja o link a seguir com a resposta.

O garoto desiludido pelo trafico:

- To felizão, agora vou poder andar no shopping sem a desconfiança do segurança, vou comprar meu Nike e ir direto a quermesse azarar as mina.

Voltando para redação, o ancora modelo ideal de profissional:

- Hoje o presidente da republica recebeu o time do Corinthians campeão da Copa do Brasil Decidido declarou que ira cobrar dos jogadores o título da Taça libertadores da America. Questionado a respeito o que iria fazer a outra parte da população que não era corintiana. Respondeu que já havia cuidado disso com a criação das bolsas caridades. É a população estava cômoda demais pra se preocupar.

A ancora modelo ideal de profissional e Mãe:

- Na noite anterior foi registrado na prefeitura de São Paulo um porcentual de cinqüenta emails de protestos contra o aumento da passagem. O outro porcentual estava ocupado no site da Rede Globo voltando na eliminação do primeiro participante do BBB10.

O ancora modelo ideal de profissional:

A Ministra da casa civil Dilma Rousseff comemora o aumento da economia brasileira em Copenhague. Porém nem todos comemoram. João lamenta por ter visto seu pai morrer de derrame na porta de um hospital publico, porque escutou da recepcionista que não havia medico para atender sua neta que estava com pneumonia.

A ancora modelo ideal de profissional e Mãe:

– O Rio de Janeiro foi escolhido para ser a sede das Olimpíadas de 2016. Lucio e Marina foram juntos de carro a Copacabana comemorar. No caminho pararam no farol é não ligaram para o menino que pedia esmola, estavam com muita pressa, seus amigos os esperavam para festejar o feito histórico do estado.

O ancora modelo ideal de profissional:

- A universitária Geyse Arruda recebe proposta para posar nua na revista playboy. Julio garoto pobre da periferia passa na universidade de São Paulo sem fazer cursinho é continua no anonimato.

A ancora modelo ideal de profissional e Mãe:

- A companhia de metrô de São Paulo visando a Copa do Mundo de 2014 disponibilizou cinco novos modelos de trem para a linha verde. A população da zona leste continuará usando os modelos antigos com super lotação, desta vez com um sorriso nos dentes felizes pelo progresso da cidade de São Paulo.

A ancora modelo ideal de profissional e Mãe:

- Boa noite, esta foi mais uma edição do Brasil esta melhor.

O ancora modelo ideal de profissional:

- Não se preocupe o Brasil esta melhor. Veja agora a novela e depois o jogo de futebol.

Pedro

Pedro acordou conforme o despertador previu, sem vontade de levantar olhou rapidamente pro relógio e pensou que ainda tinha um tempinho pra cochilar, já que a entrevista de emprego estava marcada ás 13:00.

Pedro levantou de mau humor, tratou de escovar os dentes, preferiu primeiro esquentar o café é passar a manteiga nos dois únicos pãezinhos ao invés de tomar banho, sentou no sofá e se deliciou por alguns instantes pelos mesmos desenhos matutinos, trocou rapidamente de canal, colocando no sete, pode ver mais uma vez a revista eletrônica absorvendo até o caroço mais uma tragédia. Desligou a televisão. Finalmente foi tomar banho.

Pedro passou a chave na fechadura da porta, estava vestido com uma blusa social, foi andando até a estação do metrô, andou pela sombra para desviar do sol quente, após uma caminhada de vinte minutos, chegou soando á estação. Comprou o bilhete. Entrou no metrô.

Pedro escutou musica durante o percurso inteiro, desceu na estação Anhangabaú, foi andando ao local da entrevista, desta vez não conseguiu desviar do sol. Soando, entrou no prédio previsto. Subiu de elevador para o quarto andar.

Pedro saiu do elevador e entrou na empresa, deu seu nome para o atendente, dizendo que tinha uma entrevista marcada com a Ana. Depois sentou na frente de um quadro ilustrando o viaduto do chá. Olhou, Imaginou e esperou.

Pedro ainda estava esperando quando viu aproximar um garoto que aparentava ter a mesma idade, de longe conseguiu escutar da boca do atendente que aquela pessoa era seu concorrente. Continuou sentado mais desta vez ao lado do seu concorrente. Olhou de novo para o quadro, imaginou e esperou.

Pedro havia sido chamado por Ana, entrou numa sala aconchegante, sentou, olhou e ouviu as perguntas que ela fazia. Respondeu, pela primeira vez não estava nervoso. Depois, foi avisado que havia um teste á sua espera.

Pedro pegou o teste das mãos de Ana, ela saiu, o deixou sozinho com um prazo de quarenta minutos na mesa. 30 perguntas, todas alternadas, nenhuma certeza, a lembrança voltava e sumia, nenhuma certeza. Partiu para redação, tema difícil, tempo acabando.

Pedro pensou, refletiu, ao invés de inspiração veio perguntas do tipo, como uma pessoa pode ser avaliada por quarenta minutos? A resposta surgiu na abertura silenciosa da porta com a contra pergunta, acabou? Respondendo, disse que não. Escreveu o feijão com arroz.

Pedro terminou a redação e voltou à recepção, novamente diante do quadro, olhou, imaginou e esperou. Ana chamou, ele entrou, andou direto pelo corredor que era rodeado pelas salas aconchegantes. Parou e foi convidado a entrar numa sala ainda maior que todas. Entrou e olhou de cara, notou que a sala que acabara de entrar era igual daquelas que apareciam nos filmes

Pedro novamente sentou e esperou, quinze minutos depois o homem de terno entrou, sentou e disparou perguntas do tipo qual e a sua qualidade e seu defeito? A resposta veio à contra gosto com uma vontade secreta de questionar a real importância da pergunta. Silêncio pairou. Pergunta voltou.

Pedro olhou e ouviu a fala surgir, resuma sua vida. Se deu conta que teria de resumir vinte anos de sua vida em dois segundos. Pronto, resposta surgida. Virou um numero.

Pedro não era mais Pedro, era um numero, era desempregado, mais um numero.

Pedro foi liberado com a promessa de futuro contanto caso tenha o perfil da empresa aprovado, um numero.

Pedro disse tchau ao atendente, ouviu dele boa sorte. O atendente trabalhava, o quadro ficava e boa sorte disparava.

Pedro desceu pelo elevador como um numero impar, saiu do elevador como um numero impar, foi para casa com esperança de acordar no dia seguinte como um numero par e alcançar o diferencial que toda empresa pedia.

Apresentação

Surgi no mundo sem perceber, cai neste buraco numa manha de segunda feira chuvosa, num hospital barato foi onde minha mãe morreu logo após de ter me conhecido, cresci no cu do mundo chamado Tiradentes, sempre morei com meu pai num prédio meio amarelado com manchas brancas que prometia ser pintado há mais de dez anos, raramente encontro com ele dentro de casa, no caminho da escola o vejo na porta do bar com um copo de velho barreiro na mão e com um rosto cansado do dia trabalhado.

Curso o 1° colegial pela terceira vez, agora faço supletivo. O inicio do ano passado parei de ir à escola por ter sido detido por vender droga. Aprendi na minha infância no campinho perto de casa que tinha um caminho fácil para conseguir comprar os produtos que passava na televisão, a marginalidade, relutei no começo, optei por outros caminhos, tentei aprender a raiz quadrada e os verbos, não tive êxito os professores faltavam o ano todo e os substitutos não estavam interessados no meu aprendizado, tentei ser jogador de futebol, descobri que tinha que ter empresário.

Vi muita gente da minha idade vender droga e conseguir comprar moto usando roupa de marca, um deles engatou um romance com a mina que eu tava afim. Continuei relutando por algum tempo, tentei procurar emprego, mais não tive dinheiro da condução, pedi trabalho nos comércios do bairro, respondiam que espantaria a clientela com minha cara de bandido.

No meu aniversario de 18 anos vi na novela um garoto completado a mesma idade e ganhando do pai um carro do ano. Sem nenhum presente desci as escadas e fui à biqueira pedir um trampo e na mesma noite comecei a vender drogas. Passou um ano e me sentia feliz igual o personagem da novela. Larguei a escola e recebi elogio dos meus amigos de serviço, fui exemplo para muitos que seguiram a carreira. Fiquei ambicioso e tive a idéia de voltar a estudar só para vender drogas dentro da escola, no segundo dia de aula fui preso no pátio do intervalo, passei um ano na cadeia porque ninguém pagou a fiança, tive sorte e sai por ter tido bom comportamento. Hoje faz onze dias que estou solto e espero conseguir esse emprego no programa segunda chance.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Return top